Graduação em Educação Física
A proposta do curso centra-se no princípio da liberdade humana, na formação de um profissional de Educação Física apto a atuar nas diversas instâncias da área.
O/a graduado/a em Educação Física terá formação geral, humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética, qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética, para atuação nos diferentes campos de intervenção profissional da Educação Física e do movimento humano.
COMPETÊNCIAS ESPERADAS DO PROFISSIONAL
- Tratar da formação inicial qualificando esses/as profissionais para que sejam capazes de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito do Ensino Básico.
- A intervenção profissional em treinamento esportivo, orientação de atividades físicas, preparação física, recreação, lazer, cultura em atividades físicas, avaliação física, postural e funcional, gestão relacionada com a área de Educação Física, além de outros campos relacionados às práticas de atividades físicas, recreativas e esportivas;
- Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da: prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde; manifestação do esporte, considerando a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo; cultura e do lazer.
- Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
- Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos/as, idosos/as, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;
- Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico/profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;
- Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, e, utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Academias, clubes esportivos, clubes recreativos e de lazer, centros de treinamento, hospitais, escolas de educação básica, projetos sociais, projetos educacionais não-formais, spas, academias de lutas, personal trainer, condomínios, resorts, colônia de férias, box de crossfit, centros de reabilitação cardiometabólica ou do aparelho locomotor, centros de saúde primária ou secundária, clubes esportivos profissionais, centros de análise de desempenho esportivo, empresas de produtos esportivos e espaços de gestão em esporte e em educação.